Jardim de Ideias

       

 

 

 

O Jardim de Ideias é um ambiente repleto de Arte, Comunicação, Ciência e Cultura, onde é possível ter acesso a informações de Direitos e Deveres para garantia de um Meio Ambiente Equilibrado, que preserve a vida das presentes e futuras gerações.

 

 

Seus sentidos serão aguçados e sensibilizados através de apresentações, workshops, exposições, oficinas artísticas e manifestações que acontecerão por toda fazenda, estimulando sua percepção crítica e prática da realidade em que está envolvido, onde “não nos basta sermos diferentes, temos que realizar a diferença” para o mundo que queremos.

 

 

 

 

 

 

PROJETOS E ATIVIDADES

 

ECOMANDALA
OFICINAS
ECOMANDALA
Realização: Carolina Maciel

 

Nada se cria, tudo se transforma. E tudo que foi transformado pode ser matéria-prima para a criação de algo magnífico.
Assim nasceu a ideia da Ecomandala, que utiliza um jeito criativo e terapêutico para transformar os resíduos recicláveis produzidos no festival.

 

Durante a vivência, a facilitadora conduzirá os participantes a questionamentos sobre a quantidade e o destino dos resíduos produzidos em nosso dia a dia, além de liderar a construção de uma mandala coletiva com os resíduos gerados no festival, embasada na prática terapêutica de construção de mandalas para identificar pensamentos e comportamentos empregando associação livre e cromoterapia. 

 

Quem conduzirá essa Oficina será Carolina Maciela. Ela é bióloga, terapeuta e mestre em Ciências.

 

Carolina Maciel

      

Círculos de Estudos do Sagrado Feminino
OFICINAS
CÍRCULOS DE ESTUDOS DO SAGRADO FEMININO
Realização: Zaila Raiz 

 

Nesse círculo de estudos, serão compartilhados os saberes do Sagrado Feminino, trazendo mais energia para esse movimento, resgatando raizes, proporcionando autocura e autoconhecimento para muitas pessoas.

 

A oficina será realizada pelo projeto Zaila Raiz, que já realizou mais de 30 encontros em 2 anos, introduzir mais mulheres dentro dos saberes do sagrado feminino e estudo da lei do tempo.

 

"É realmente emocionante poder proporcionar esses encontros de paz, amor e harmonia seja em festivais ou fora deles, é sempre incrível!"

 

Saiba mais sobre Zaila Raiz :

 

> Instagram : https://www.instagram.com/bruna.gd218/

> Facebook : https://www.facebook.com/sagradofemininoPR/

Zaila Raiz

      

Coletivo Ambiente Livre
MEIO AMBIENTE
PAPEL SEMENTE
Realização: Coletivo Ambiente

 

Todos estão convidados para a confecção de papéis reciclados com sementes durante o Festival Terra Azul 7.


A atividade consiste em apresentar de forma prática o processo de reciclagem de papéis utilizados em nosso cotidiano. Os participantes irão dissolver os papéis na água, triturar o material, misturar as sementes de flor/hortifrúti, retirar o papel usando a tela e, por fim, participam da secagem.

 

Desse modo, a geração de uma nova perspectiva sobre o resíduo é criada, respeitando o ciclo dos materiais e formando uma sociedade mais responsável e ambientalmente correta, baseada nos princípios dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

 

Saiba mais sobre Coletivo Ambiente:

 

> Instagram : https://www.instagram.com/ambientelivre/

> Facebook : https://www.facebook.com/coletivoambientelivre/

Coletivo Ambiente Livre

      

Sintonizando com o Tempo Natural
OFICINAS
SINTONIZANDO COM O TEMPO NATURAL
Realização: Ideias em Roda

 

A oficina Sintonizando com o Tempo Natural é uma ferramenta de estudos sobre o tempo que auxilia a ter uma nova percepção de sua realidade além de ajudar a compreender seu propósito. A forma como você percebe o tempo é no que se transforma a sua mente e a sua realidade. 

 

Com o intuito de propagar a cultura de paz e apoiar o Movimento Mundial pela Mudança do Calendário, o projeto Ideias em Roda propõe uma roda de conversas sobre as influências do tempo em nossa mente. 
Entendendo que o tempo é um fenômeno de sincronização, esta roda será um giro imprescindível em nosso retorno à sintonia com o Tempo Natural. Venha! E seja bem vinda(o) à 4ª dimensão!
 

 

Saiba mais sobre Ideias em Roda:

 

> Instagram : https://www.instagram.com/ideiasemroda/

> Facebook : https://www.facebook.com/ideiasemroda

Ideias em Roda

      

Oficina de Ecobook e Tintas Naturais
OFICINAS
OFICINA DE ECOBOOK E TINTAS NATURAIS
Realização: Vivências em Arte e Ecologia

 

O Ecobook surgiu como opção de reutilização de materiais em escolas, levando em consideração a acessibilidade e o custo benefício desses materiais.
Folhas de papel, revistas, jornais e papelão, que seriam descartados, ganham um novo valor e uma nova aparência.

Com o propósito de tornar nossas expressões mais conscientes. Se evito o desperdício de água, por que a poluo com produtos químicos?
Pensando na acessibilidade de materiais alternativos e sem impactos negativos ao meio ambiente, as tintas naturais se tornam parte de nós nesse processo de expansão de cada natureza interior.
Durante a oficina, os participantes acompanham toda a produção da tinta, desde sua extração até sua aplicação, e definem uma temática pictórica a ser expressada por meio das tintas naturais.
A partir do trabalho em grupo, envolvendo arte e suas significações, é possível desconstruir padrões, agregar valor aos recursos naturais e (re)pensar o meio-ambiente.

 

Saiba mais sobre Vivências em Arte e Ecologia:

 

> Instagram : https://www.instagram.com/daiane.felipeto/

> Facebook : https://www.facebook.com/daiane.felipetto.50

Vivências em Arte e Ecologia

      

Rica Amaral
PALESTRA
PSY-TRANCE - ORIGEM E RUMO
Realização: Rica Amaral

 

Dj Rica Amaral está inserido à cena Psy-Trance brasileira desde sua origem, percorrendo uma trajetória que já beira os 25 anos. Seja produzindo festas ou no comando das pick ups, sempre teve uma participação ativa neste cenário, sendo reconhecido hoje como uma das figuras mais importantes para o crescimento e evolução dessa cultura em território nacional. Além disso conhece muito bem a história desde o início, quando a música eletrônica aterrissou nas praias paradisíacas de Goa, na Índia, até chegar ao Brasil, acompanhou todas as mudanças que houveram nesse período e vem dividir com o público do Terra Azul um pouco dessa história e sua visão de futuro para este mercado.

 

Quer tirar dúvidas e compartilhar um pouco sua visão com um dos percussores do Psy-Trance nacional?
Venha para o Festival Terra Azul 7 e participe. Será um momento incrível!

 

 

 

Saiba mais sobre Rica Amaral:

 

> Facebook : https://www.facebook.com/djricaamaral

> Instagram : https://www.instagram.com/djricaamaral/

Rica Amaral

      

Oficina Origam
OFICINAS
OFICINA DE ORIGAMI - A ARTE ORIENTAL
Realização: Castelos de Papel

 

Além de expor seu trabalho, Emilin Lima realizará a Oficina de Origami, onde incentivará o público do festival a dobrar, eles mesmos, seus Tsurus (a ave sagrada do Japão).  

 

Uma milenar lenda japonesa conta que, se uma pessoa dobrar mil Tsurus em papel, e expressar o mesmo desejo a cada um deles, seu desejo será atendido pelos deuses.

Durante a oficina, a ideia é que o público aprenda mais sobre essa lenda e faça a "mentalização do sonho" enquanto dobra os pássaros, que é a parte mais bela e profunda da experiência, e que chega a sensibilizar quem está vendo surgir o pássaro em suas mãos.

 

Visando ainda mais enriquecer a experiência de todos os participantes, ela irá repassar informações sobre as customizações dos origamis para decorar ambientes, um pouco sobre teoria da cor, psicologia das cores e como ela pode influenciar em nosso ambiente.

 

 

 

Saiba mais sobre Castelos de Papel:

 

> Instagram : https://www.instagram.com/castelosdepapel/

Castelos de Papel

      

Panacéia
OFICINAS
OFICINA DE ERVAS PARA OS CICLOS FEMININOS
Realização: Panacéia

 

A Oficina de Ervas para os Ciclos Femininos têm como objetivo promover a autonomia da mulher e a ancestralidade da bruxaria natural, com uso de chás, banhos, vaporizações e outros métodos de ginecologia natural, de forma a obter uma vida mais saudável e independente para as mulheres, despertando a força sagrada interna feminina para que se tornem curandeiras de si.

 

As plantas se desenvolvem interagindo com as forças da terra, da água, do sol e do vento. São seres de interação pura e orgânica com as energias vitais da natureza, formando a base da vida. Elas funcionam como intermediárias entre os seres animais e a pura essência da vida.
Descobrir as propriedades e usos das plantas é de suma importância para um equilíbrio e elevação da qualidade de vida, além de ser um conhecimento ancestral. 

 

Saiba mais sobre Panacéia:

> Facebook : https://www.facebook.com/PanaceiaNatural/

> Instagram : https://www.instagram.com/panaceia.panaceia/

Panacéia

      

Grupo Montanheros
ECOLOGIA
DESPERTAR ECOLÓGICO NA TRILHA
Realização: Grupo Montanheros

 

Durante o Festival Terra Azul 7 o Grupo Montanheros irá realizar uma vivência na trilha da Fazenda Evaristo até a cachoeira. O objetivo é proporcionar uma experiência de imersão na natureza por meio de uma caminhada guiada, explicando os principais cuidados que devemos ter nessa prática para causar o mínimo impacto ambiental. Será uma grande oportunidade para observar a mata nativa, aprender mais sobre o bioma local, as espécies que o compõe e também de participar de dinâmicas que envolvem escuta ativa, apreciação do silêncio, valorização da coletividade e confiança em práticas outdoor.

 

O Grupo Montanheros é um coletivo multidisciplinar de montanhismo que atua com projetos sociais e na educação ambiental desde 2012, já tendo participado de diversos festivais culturais em que busca levar em suas práticas o amor incondicional pela natureza e todas as formas que nela habitam.
 

 

Saiba mais sobre Grupo Montanheros:

> Facebook : https://www.facebook.com/montanheros

> Instagram : https://www.instagram.com/grupomontanheros/

Grupo Montanheros

      

Cinema Psicodélico
CINEMA
CINEMA PSICODÉLICO
Realização: KOSMIC KOMBI

 

Nas noites do Festival Terra Azul 7, a Kosmic Kombi realizará a projeção de filmes e documentários.
O acervo abrange psicodelia, cultura visionária e contracultura.

Você poderá assistir filmes como Yellow Submarine, Planeta Fantástico, Alice no País das Maravilhas, The Sunshine Makers, Dr Estranho, Gandahar, dentre outros.

.

Kosmic Kombi é um projeto itinerante multidisciplinar que, por meio do cinema, da literatura e das experiências interpessoais, busca ampliar o acesso à cultura visionária e psicodélica em todos os cantos por onde passar. Desde 2015 a Kosmic Kombi já teve a enorme satisfação de levar adiante e abrir estes portais e canais de cultura em diversos festivais pelo Brasil.

O objetivo deste projeto é aproveitar toda a abertura que a música e o ambiente do trance permitem para acrescentar boas doses de conhecimento em diversas áreas que rotineiramente não temos acesso e para que, juntos, possamos reformular, reforçar e acessar novas visões e conceitos individuais e coletivos.

 

Saiba mais sobre Kosmic Kombi:

> Facebook : https://www.facebook.com/kosmickombi

> Instagram : https://www.instagram.com/kosmickombi/

Kosmic Kombi

      

Plantio de Árvores Nativas
MEIO AMBIENTE
Plantio de Árvores Nativas
Realização: COLETIVO AMBIENTE LIVRE

 

Com o objetivo de proteger o meio ambiente, gerar benefícios para a fauna e flora local, e deixar a Fazenda Evaristo ainda mais linda, o Coletivo Ambiente Livre realizará uma Oficina de Plantio de Árvores Nativas, com destaque especial para mudas de Araucária, que é um símbolo de nossa região e está ameaçada de extinção.


Todos estão convidados a participar e dialogar sobre esse tema, muito importante para o verdadeiro despertar da consciência ambiental.

 

Saiba mais sobre Ambiente Livre:

> Facebook : https://www.facebook.com/coletivoambientelivre

> Instagram : https://instagram.com/ambientelivre

Coletivo Ambiente Livre

      

Slam Poesia das Gurias
OFICINAS
OFICINA DE POESIA DAS GURIAS
Realização: SLAM POESIA DAS GURIAS

 

O Slam Poesia são encontros abertos de poesia falada que ocorrem em nível regional, nacional e internacional em forma de competição, onde um júri popular, escolhido espontaneamente entre o público, dá nota aos slammers (os poetas), levando em consideração dois critérios: a poesia e o desempenho. Nesse contexto surge o Slam das Gurias em Curitiba, com o objetivo de incentivar mais mulheres a ocuparem um lugar de fala e trazê-las para esse movimento de arte e expressão através da palavra.

 

O objetivo da oficina é levar esse contexto ao Festival Terra Azul 7, através de uma vivência poética exclusiva para mulheres, perpassando pela composição do poema escrito, pela expressão corporal e vocal e por fim a performance da criação, estimulando a expressividade livre de sentimentos e emoções através da palavra. 

 

Saiba mais sobre Slam Poesia das Gurias:

> Facebook : https://www.facebook.com/slamdasguriascwb/

> Instagram : https://www.instagram.com/slamdasguriascwb/

 

 

Assista uma apresentação do Slam das Gurias CWB https://www.youtube.com/watch?v=hx8HOmKvTxk&t=8s

Slam Poesia das Gurias

      

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

 

Deseja apresentar seu projeto?

 

INSCREVA-SE

 

 

   

 

 

      

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Jardim de Ideias

 

WORKSHOPS
PALESTRAS
EXPOSIÇÕES
OFICINAS

 

vagas limitadas

 

 

 



_____